Guia de Compras – Batons MAC e seus acabamentos

Fazer uma lista de compras da MAC não é fácil. Afinal, são muiiitos produtos e todos são ótimos. A melhor coisa é entrar na loja, fuçar, perguntar, experimentar e separar aquilo que você está precisando ou mais gostou. E se dinheiro não é problema, se joga e faz todo o “enxoval”de maquiagem lá!

Na minha opinião, os must have da MAC são os batons e produtos para o rosto, como base, corretivo, primer e pós. Blush também, apesar de que – por incrível que pareça – não tenho nenhum da marca. Preciso tratar disso na próxima viagem! Pra quem não sabe qual base escolher, tem um post bem explicativo no Coisas de Diva, com dicas da Fabiana Gomes, senior make up artist da MAC no Brasil.

Batom vai muito do gosto e pele de cada uma. O primeiro post que fiz tem algumas dicas de cores, clica aqui pra ver. Só que além das 138 cores de batons da MAC (fora as edições limitadas) ainda existem 9 tipos de acabamentos. Ou seja, é difícil acertar a cor sem antes testar na sua pele. Mas pra termos uma ideia melhor, vamos ver quais os 7 principais acabamentos e cores da MAC.

*Pra ilustrar cada acabamento e suas cores, utilizei as fotos do site KarlaSugar, que provavelmente tem o braço mais famoso do mundo dos batons! 

AMPLIFIED CREME: De todos os acabamentos, meu favorito. São bem pigmentados, com acabamento cremoso e bem hidratantes. Possuem leve brilho (brilho não é cintilância, viu?) e cor intensa. Algumas cores famosas: Vegas Volt, Impassioned, Girl About Town, Morange e Chatterbox. Engraçado que pra mim o Impassioned dura muito, enquanto o Vegas Volt não dura tanto. Eles são do mesmo grupo, porém têm durabilidade diferente pra mim.

CREMESHEEN: É cremoso e pigmentado, parecido com o Amplified Creme, porém com um pouco mais de brilho e mais hidratante. Não tenho nenhum dessa linha, mas me parecem menos vivos do que o Amplified e tem três nudes entre os bestsellers: Crème Cup, Creme d’Nude e Shy Girl.

FROST: Apesar da grande variedade de cores, não é uma linha muito atrativa pra mim. São cintilantes e hidratantes. Os bestsellers são o Angel e Fresh Moroccan. Minha mãe tem o Chic e adora. Será que significa que esse acabamento funciona melhor pra mulheres mais velhas?

GLAZE: São apenas 6 batons desse acabamento (apesar de ter 7 na foto, no site da MAC são apenas 6, creio que o Shitaki saiu de linha). Possuem cobertura bem leve, quase que um gloss. São um pouco cintilantes, com exceção do Hue e Hot Tahiti (que a Karla Sugar considera um dos seus favoritos). O Hue, aliás, aparece no site da MAC como o número 1 dos bestsellers. A cor é um nude lindo e perfeito, mas ele não dura nada nos meus lábios e a cobertura é quase transparente. Imagino que deve ser bom de usar com um lápis por baixo, ou outro batom de melhor fixação. Eu bem que tentei, mas não consegui amar o Hue. Pra ver como esse negócio de “melhor cor”, “mais vendido”, ” mais bonito”, é relativo e depende muito de cada pessoa. É  um bom indicador pra gente se orientar na hora de comprar, mas só mesmo testando pra saber se é o melhor pra você.

LUSTRE:  São bem cremosos, hidratantes e com efeito molhado tipo gloss. Não são muito pigmentados. O Pretty Please está na lista dos mais vendido da MAC e o nude Hug Me também é bem famoso.

MATTE: São os opacos, sem brilho algum, com cores bem pigmentadas e marcantes. Por ser mais seco, é um pouco mais difícil de passar e tem que estar com os lábios bem hidratados. Na lista dos bestsellers da MAC encontramos o Please Me, Russian Red e Ruby Woo. Tenho o Ruby Woo e Please Me, e cada um tem um resultado completamente diferente em mim. O Please Me deixa meus lábios ressecados e não dura muito tempo. Já o Ruby Woo – provavelmente por ser vermelho – literalmente pinta os lábios, dura a noite toda e só sai com demaquilante. Russian Red, Diva e Ladydanger estão na minha wish list. Se for pra investir em algum batom dessa linha, certamente recomendo ir para os vermelhos, que possuem os tons mais bonitos da MAC.

SATIN: Esse acabamento é um dos meus favoritos e é o casamento perfeito entre o Matte e Amplified Creme. São semi-matte, pois possuem um pouco de brilho e são mais macios e cremosos, mas não tanto quanto o Amplified Creme. Cor fiel e bem pigmentada. Entre os mais vendidos estão Snob, Pink Nouveau, Red e Myth. Meus favoritos são Pink Nouveau e Rebel.

PRO LONGWEAR: É a mais nova linha de batons da MAC, de longa duração. São cremosos, textura leve e com cores bem intensas. Perpetual Flame, Good to Go e Prolong estão na minha wishlist desde que os vi pela primeira vez!

Resumindo tudo: Amplified Creme e Cremesheen são cremosos, hidratantes e boa pigmentação. Frost é cintilante, Glaze é transparente e brilhoso, Lustre tem efeito molhado/gloss e é hidratante, Matte é opaco e seco, Satin é semi-opaco e cremoso, e Pro Longwear é de longa duração e cremoso.

Ufa!! Não sei se vocês aprenderam alguma coisa, mas depois desse post eu to craque nos batons da MAC!  Mesmo assim, ainda é difícil escolher a minha próxima nova cor, a não ser que compre uns 5 batons de uma vez!

Anúncios

10 Comentários

Arquivado em Batom, Lista de Compras, MAC

10 Respostas para “Guia de Compras – Batons MAC e seus acabamentos

  1. Pingback: Comprar Pos For Mac | Actual Percentil

  2. Pingback: Gaveta Pos For Mac | Actual Percentil

  3. adoro os batons da mac tenho uns 15, eu prefiro os satins pq duram muito a cor e viva e prolongada, o meu preferido e o pink noveau, adorei o peruando! parabens! sabe aonde eu consigo comprar mac no brasil por um preco digamos menos salgado? bjus

  4. Paula

    Nossa vc me ajudou bastante!!! De onde vc tirou todas essas cores hein?? Parabens!!!

  5. os batons da mac sao maravilhosos adoro o rosa e o nude delesss
    de primeiraaa
    aproveita e me visita também
    http://www.consumidoraavon.wordpress.com

  6. Barbara Faim

    Amei as dicas! E estou para viajar para lá no ano que vem e vou querer dicas suas de onde comprar algumas maquiagens, vc me ajuda?!?!!?
    Bjus,…
    Barbara Faim.

  7. Hahahah to até vesga de tanto olhar batom!
    Eu comprei vários este ano, e adoro cores novas, mas acabo nem usando… ficam jogados, um dentro da bolsa, os outros na gaveta… triste! 😦

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s