O começo do treinamento

E o tempo voa aqui em Dubai e não vejo a hora de eu começar a voar também. O meu treinamento já começou, e quem achava que ser comissária is all about chicken or beef, coffee or tea está bem enganado. O treinamento que estou tendo agora é de Segurança e Emergência e o manual é maior que uma Bíblia. E eu tenho que memorizar todos os termos, todos os milhões de vocabulários novos, em inglês e diversos procedimentos que espero nunca ter que fazer. Evacuação de emergência, pouso na água, despressurização, turbulência e outras emergências que nem sei qual o termo em português. A parte prática do treinamento é feita em simuladores da própria Emirates e eles são super orgulhosos (pois custam uma fortuna) e adoram esfregar na cara da concorrência que vem até aqui pra fazer treinamento.

A primeira impressão que tive é que estava em algum brinquedo da Disney! O avião sacode, simula decolagem e pouso, incêndio, explosão, despressurização e turbulências. E pra abrir e fechar a porta? Afff… quanta terminologia nova, quanto detalhe e ordem das coisas pra seguir (mas depois de estudar e reproduzir diversas vezes acaba ficando fácil). Nessas horas me sinto numa aula de teatro, pois tem que fazer uma encenaçãozinha básica de emergência. A parte mais legal foi fazer o ditching, que é pouso na água. Fiquei com um medinho e imaginando as piores tragédias possíveis caso isso realmente acontecesse e me sentindo num episódio de Lost. Mas foi tranquilo e sem desespero, afinal temos que aprender o que fazer, então foi tudo no passo a passo. No final entramos na piscina pra depois subir no bote. .

Hoje tive minha primeira prova, estudei durante horas no sábado e no final das contas estava super fácil. E terça já tem outra, e quinta mais uma. Tem horas que acho que não vai ter mais espaço pra armazenar tanta informação na minha cabeça. Eu não imaginava que existia tanta responsabilidade e procedimentos envolvendo essa profissão. Por isso, na próxima vez que você embarcar num avião, be nice. Se alguma coisa acontecer, é o comissário que vai salvar sua vida. Além disso, ele também é responsável por toda segurança antes de você embarcar. Você não tem idéia do tanto de coisas que temos que verificar e saber usar pra garantir que durante um voo normal ou em uma emergência tudo funcione adequadamente. Sem falar que tem diferentes tipos de aviões, com diferentes procedimentos. Por enquanto parece que todo voo vai ser uma emergência, pois é só isso que vimos! Dá uma olhada no manual que temos que estudar e saber word by word (palavra por palavra).

Com tudo isso, Dubai não está mais tão poética. Quase não vejo mais o nascer do sol, pois estou sempre dormindo no ônibus no caminho do Training College. A volta também é um ótimo momento pra cochilar. Hoje mesmo um colega comentou que parecíamos mineiros voltando do trabalho, todos de uniforme, cansados e indo pra casa no meio do deserto.

O uniforme de treinamento é uma polo vermelha, mas já temos que andar todas maquiadas, cabelo preso, unhas claras ou vermelhas (aliás, faz mais de uma semana que só uso base nas unhas, de tão sem tempo pra fazê-las). As meninas ficam até meio parecidas, todas bonitonas e impecáveis. Nos primeiros dias era difícil reconhecer quem era quem de cara lavada e sem uniforme. Pra não dizer que não falei de beleza, dá uma olhada no que é o Emirates look. Batom vermelho, cabelo preso com coque, redinha e um frufru que eu acho péssimo, parece acessório de faxineira. Na foto estou sem redinha, mas olha só o volume do coque!!

 

Realizei meu sonho de ter um hair donut, pra fazer esse coque gordinho e redondinho. Hoje a moça do café até me perguntou qual o segredo pro nosso cabelo ficar tão arrumadinho e cheio. Hair donut! E é ridiculamente fácil de usar.

Bom, agora vou lá estudar. Mal posso esperar pra chegar a aula de grooming, onde aprendemos maquiagem, unha e cabelo, e vir contar todas as dicas aqui!

13 Comentários

Arquivado em Dubai

13 Respostas para “O começo do treinamento

  1. Puxa! Tô me divertindo super com a sua nova vida! Tá muito legal de acompanhar!

    Obrigada por compartilhar com a gente!

    beijos e sucesso!

  2. Fabiane Queiroz

    Oi Mi,
    Tb to adorando ler suas noticias de Dubai! Uma delicia!
    Um beijo enorme e boa sorte ai!
    Fabi

  3. Felipe Follador

    Mimi!!
    Que delícia!
    Finalmente li este post com muita voracidade!
    Fiquei super super contente em saber tudo e espero que você passe em todas as provas belamente!🙂

    Estou morrendo de saudades!

  4. Milena

    Haha ainda não apareceu nenhum Jack ou o outro bonitão que esqueci o nome. Só tem mulher nesse lugar!

  5. Michelle Ilievski

    Mi!!! Sempre quis um hair donut, acredita?!! hahahaha Nunca achei pra comprar though…
    No navio eu e o Milcho reclamavamos de 3 paginas de informacoes a respeito de seguranca e emergencia que tinhamos que saber, me senti ate mal vendo sua humilde apostila!!!!
    Ta lindona de uniforme!
    Beijos Mi!

  6. Fátima

    Olá Milena! Estou adorando suas histórias! Sempre que eu leio seus textos eu conto para o meu marido, pois ele é piloto.
    Ele voa na TAM e ele comentou que na academia de treinamento deles, tem um mock up para as comissárias fazerem o treinamento, mas é estático. Esse que apareceu na foto (do A380) é o que você disse que faz movimentos? Ele tem cockpit também?
    Beijinho!!!
    Ah! Escreve mais… rsrsrsr

  7. sergio l bizzotto

    Querida sobrinha, tenho lido seus relatos – como todos aqui de casa – e temos gostado muito, visto que escreve de uma forma que desperta interesse, além de fazer a gente rir muito. Vá se acostumando, pois na aviação o volume de procedimentos realmente é muito extenso com muitos termos novos bem diferentes dos que estamos habituados a ouvir (e abreviaturas de montão), mas que no decorrer do tempo vc acaba decorando. Acredito que já foi-lhe ensinado o alfabeto aeronáutico (alfa, bravo, charlie, etc), ou ainda não?
    Um abração e sucesso com o treinamento, que pelo que vc comenta deve se orgulhar também já que é um modelo dentro da aviação.
    Tio Sergio

    • Oi tio Srgio! Realmente so mtas abreviaes. Fico confusa com todas elas ainda. O alfabeto ainda no vimos, mas eu usava bastante na Esso pra soletrar nomes e sobrenomes, ento j sei a maioria.

  8. Peguei o link do blog com a Anna e tô amando os seus relatos! Vou torcer para que vc consiga escrever com bastante frequência daqui pra frente.
    Desde que me entendo por gente sempre quis conhecer os países árabes, começando pelo Egito, mas acabei nunca indo porque achei que fosse meio complicado mulher viajando sozinha em país árabe. Mais recentemente criei uma obsessão por Dubai e quero muito conhecer um dia.
    Depois que vc tiver mais impressões por aí, me diz o que vc acha de mulher sozinha por aí, se rola muita discriminação e tal.
    Quero pegar todas as dicas para quando eu for!

    • Oi Mari,
      Aqui em Dubai acho que é tranquilo viajar sozinha, pois é uma cidade considerada “liberal” e mais cosmopolita. Só tem que ter cuidado pra não dar mole e sair sozinha com mini saia e decote, pois ficam te olhando como se você fosse um pedaço de frango! Fora isso tem que ter os cuidados básicos de quando se viaja sozinha. Pode vir que vc vai adorar!
      Beijos

  9. Tá ralando em neguinha rsrs e tem gente que destrata essas meninas…
    Beijos.

  10. Hair Donut!! Haha não conhecia esse penteado!!
    Nira, eu sempre quis descer num desses tobogãs! E I bet que voce está se sentindo em Lost, eu também estaria. Já arranjou alguém pra te chamar de Freckles!?
    Beijo!

Deixe uma resposta

